quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Que é Ser um Líder?


            Capítulo 2
 
O Que é Ser um Líder?

Esboço do Capítulo

Tema: O que ser é um Líder?
1 - Porta voz de Deus para o Povo
2- Uma pessoa responsável por outras
3- Alguém que estar em destaque
4- Um exemplo em tudo para os seus liderados

O líder é alguém que precisa acima de tudo acreditar que foi Deus quem o constituiu. Os lideres no Antigo Testamento, tinha a responsabilidade de conduzir o povo a uma perfeita adoração ao Senhor. A definição de líder é: chefe, condutor, tipo representativo de uma sociedade. Com base nesta definição o líder exerce uma posição de chefia sobre o povo. Como condutor, conduz o grupo que estar sob o seu cuidado de forma ordeira; visando a coletividade, sem esquecer que cada membro do grupo merece um olhar especial. A outra definição é bem interessante, ele representa uma sociedade. No caso de se tratar de liderança cristã, o líder cristão representa Deus diante do povo cristão e da sociedade; é o responsável de transmitir a vontade de Deus, e também ser o porta-voz do povo para com Deus. Este líder irá manter o equilíbrio dentro do grupo em que exerce a liderança.

Porta Voz de Deus Para o Povo

Qual é a função do porta-voz? A definição já diz tudo. É alguém que fala autorizado em nome de outra pessoa.  O líder levantado por Deus terá a autoridade, para falar em seu Nome. Os lideres nos tempos bíblicos tinham esta autoridade dada por Deus, para comunicar a sua mensagem falada ou escrita; às vezes a mensagem não era fácil de ser entregue ao povo, mas o líder que aceita ser "usado" por Deus, não pode falar só o que é conveniente ou agrade as pessoas, entretanto precisa em tudo ser fiel ao Senhor. Em nossos dias homens e mulheres que estão compromissados com Ele tem sido levantado, para divulgar de forma escrita ou falada a sua vontade.

Jeremias chamado por Deus desde o ventre
Sacerdotes, profetas, reis, juizes, e pessoas comuns foram levantados por Ele para comunicar o seu desejo às nações. Podemos destacar o profeta Jeremias que foi um profeta levantado por Deus num momento muito critico em que atravessava o povo de Deus. O chamado, e ministério de Jeremias foram muito marcantes.  Pertencia a uma família de sacerdotes que moravam em Anatote, na terra de Benjamim. Ele seria ao passar dos anos um sacerdote, mas Deus mudou o seu ministério, de sacerdote agora seria um profeta. Deus disse que o conhecia antes mesmo de ser formado no ventre de sua mãe, e havia escolhido antes que saísse do ventre da sua mãe, antes mesmo que ele nascesse o Senhor já o havia dado por profeta às nações.

"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah!Senhor JEOVÁ! Eis que eu não sei falar; porque sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR".    (Jr.1.4-8).

Todo aquele que é chamado por Deus precisa ter marcas profundas em suas vidas; é lamentável quando encontramos alguém que quer ser usado por Deus, mas ainda não tem nenhuma experiência com o Senhor, ainda não teve nenhuma marca que comprove o seu chamado. Meu querido irmão que deseja ter uma liderança na casa de Deus, asseguro-lhe que não é fácil, porém o Senhor antes de realizar qualquer obra na minha ou na sua vida, Ele quer que nós tenhamos uma comunhão, mas intima com Ele e que sejamos marcados por Ele; porque depois de termos experiência com o Senhor, e conhecermos como é o Senhor (Os. 6.3), a nossa liderança será mais próspera, não livre de lutas, mas com a certeza de que o nosso Deus estará conosco em todo o tempo. Antes de querermos ser no Reino de Deus, precisamos dar ao Senhor um motivo que demonstre que nós somos fiéis (Mt. 25.23), na tarefa que já estamos desenvolvendo hoje na Igreja do Senhor, sem ter recebido nenhum cargo. Jeremias viveu expe-riência profundas com Deus, sofreu prisões, pagou um "preço muito caro", mas foi fiel até o fim no seu ministério, não deixou de falar à mensagem que Deus enviava àquele povo, não renunciou o seu chamado.  Quando ele não podia falar diretamente ao povo, falava com Baruque (Jr.36.4) e ele, escrevia e entregava a mensagem do Senhor a quem de direito. Quantos que querem falar em nome do Senhor, mas ainda não esta habilitado para isso. Quem fala em nome do Senhor pode saber que não estará ao lado da maioria humana, mas do lado de quem tem a palavra de poder e autoridade, a palavra final. Muitos nesta caminhada perderam suas vidas por amor ao Senhor; não se importaram se seriam escarnecidas ou não; se perderiam a sua vida ou ganhariam-na, contudo isto permanece-ram fiéis por entenderem que eram somente o instrumento e que Deus é quem usa para o fim que destinou.

"E outros experimentaram escárnios e açoites, e prisões e até cadeias. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra".
(Hb. 11.36-40)

Hoje há lideres que começaram bem, porém infelizmente aos poucos se desviaram do propósito e não quiseram submeter-se fielmente aos desígnios do Senhor. Graças a Deus há líderes que a exemplo de Jeremias mantém-se submetidos à vontade diretiva de Deus e procuram exercer a sua liderança de forma que não venha ferir os princípios bíblicos, e a vontade do Senhor e as pessoas.

       Uma Pessoa Responsável por Outras

      O líder logo que assume a posição que lhe foi confiada, ele passa ter responsabilidade sobre aqueles que estarão diretamente ligado a ele. Moisés quando estava conduzindo o povo de Israel pelo deserto, num determinado momento o Senhor disse que não iria com eles, mas enviaria o Anjo para ir com eles. Moisés sendo um líder que conhecia bem como era o povo, não hesitou em falar com o Senhor, que não sairia dali se Ele não fosse com eles. O povo era de Deus, porém Moisés era o responsável para conduzi-los até a terra prometida e sabia que sem a palavra direta de Deus, não teria nenhuma chance, porque alguns do povo eram obstinados e murmuradores. Estavam mais preocupado com as panelas de carne, os pepinos e a sopa de legumes e as sepulturas que havia Egito, do que a libertação do jugo de Faraó. Não é fácil na realidade  entender isso, as pessoas preferirem as "sepulturas", do que ter uma vida liberta por Deus. Por ser responsável por eles Moisés coloca-se entre Deus e o povo intercedendo por eles. Liderar não é fácil, ser um bom líder, menos ainda; só com a capacitação do Espírito Santo é que se torna possível alguém desenvolver com maestria uma liderança profícua.

Samuel entregue a Deus desde o seu nascimento

      Samuel teve um nascimento especial, antes mesmo de ser gerado no ventre de Ana, ele já havia sido entregue para o serviço do Templo do Senhor. Nesta época, o povo estava sendo influenciado, pelo o exemplo negativo dos filhos do sacerdote Eli. Eles estavam fazendo o que parecia mal aos olhos do Senhor (I Sm. 2. 12-17). Samuel cresceu vendo o que os filhos do sacerdote Eli, Ofni e Fineias faziam, mas não deixou corromper-se. Ainda bem jovem ouviu a voz do Senhor chamando o seu nome (I Sm. 3. 1-14). Era o Senhor preparando aquele que teria um ministério tríplice juiz, sacerdote e profeta.  Em pouco tempo estaria responsável por condu-zir a nação de Israel à presença do Senhor em meio a esta crise espiritual. Como juiz estaria responsável em julgar as causas do povo; como sacerdote ouviria os problemas espirituais do povo, daria a sentença e faria o sacrifício em favor do povo; como profeta ouviria do próprio Deus a Palavra e anunciaria ao povo qual era a vontade do Senhor.
      Mesmo que estejamos liderando um grupo difícil, não esqueçamos que somos instrumentos de Deus e preparado por Ele para toda boa obra; o grupo que você foi colocado para liderar precisa da sua ajuda para que possa haver um mover especial do agir do Pai entre eles. Aquele que te chamou para este negócio mantém firme a promessa d'Ele na sua vida.

"Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama alguma arderá em ti". Isaías 43.1e2.

      Os grandes líderes do passado que eram responsáveis em conduzir o homem a Deus já são mortos, alguns desempenharam os seus papéis, outros, ficaram pelo caminho; e você, Deus pode contar contigo para conduzir a sua igreja fiel a Ele até o arrebatamento? Pense nisso e deixe Deus trabalhar na sua vida, do jeito que Ele o Senhor achar melhor.

   Alguém que Estar em Destaque
                 
        Aqui vale uma atenção especial. Assim que o líder é levantado, automaticamente passa ocupar uma posição de destaque. Por ser um referencial, todos estarão direcionando seus olhares para ele. Lembrem-se, todos, no céu, e também o inferno. O Senhor estará mobilizando no céu um grande exército para ajudar você; para ajudá-lo a desenvolver e exercer uma liderança digna de um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus. O próprio Senhor é o maior interessado em que aqueles que assumem qualquer tipo de liderança na sua casa, saibam vencer este sentimento vaidoso de quem está numa posição superior dos demais. O inferno por sua vez vai tentar contrapor a sua liderança afim de que não consiga desenvolver o que lhe foi proposto. Após o batismo de Jesus e a confissão publica de João Batista, sobre Ele e sua missão; o diabo já estava aguardando-o para tentá-lo no deserto. O intuito do diabo era parar a obra que Jesus ainda não havia começado publicamente e com isso atrapalhar, frustrar o plano de salvação. Ofereceu muitas coisas ao Senhor, mesmo sem nada pertencer a ele. Hoje não é diferente, o Diabo continua frustrando os planos espirituais de muita gente. Homens de Deus tem caído, por pensar que sabe mais que os outros; quantos têm sido enganados porque vive no "achismo", acha que sabe e conhece tudo, e por achar que sabe tudo começa ser uma presa fácil do diabo. Há uma ilustração bem interessante, de um "Doutor e um rapaz do interior". Quando o doutor chegou naquele lugarejo, precisou atravessar para o outro lado do rio e encontrou este moço com o sua canoinha.  Durante aquela travessia, o doutor, começou indagar aquele moço, se ele tinha cursos, se havia estudado fora do seu país, se sabia falar outros idiomas e o moço dizia com uma resposta simples e humilde: "tenho não, fiz não, sei não". O doutor por sua vez estava usando palavras difíceis parecendo que estava querendo humilhar o moço, e o moço permaneceu sereno. Quando sobreveio um grande temporal, e aquela canoinha não aguentou e ruiu, naquela hora de grande aflição, o rapaz perguntou ao doutor: "O senhor sabe nadar".  Infelizmente a resposta dele foi negativa: "Não! Não, eu não sei nadar". Querido eu deixo aqui um conselho, para os que já são líder e outros tantos que assumi rão liderança. Não há, humanamente falando, alguém que não seja insubstituível. Hoje você esta no "topo da roda gigante", pode olhar todos de cima pra baixo. Porém querendo ou não a roda gigante vai girar e nós estaremos ao inverso da posição anterior. Cuidado! Deus tem um zelo muito grande com aquele que ele chama para a sua obra. Entretanto o Senhor é justo e não terá o pecador, o arrogante, por inocente. Nós que estamos em destaques precisamos ter o cuidado de não deixarmos esta posição "subir à cabeça", pois se acontecer isto, cedo estará sendo a nossa queda.

    Um Exemplo em Tudo Para os seus Liderados

        Ser líder é bom! Há prazeres na liderança, mas também deveres. Um    desses deveres é o exemplo. Como falamos no tópico anterior, o líder ao passo que é posto em destaque, começa ser avaliado pelo seu comportamento e testemunho. É importante ressaltarmos que pelos frutos (testemunhos), se conhece a arvore (Mt. 7.16). Às vezes queremos nos eximir desta verdade, se almejamos e queremos uma boa liderança, precisamos aceitar esta condição de ser um exemplo em tudo para nossos liderados. É claro que não é fácil, porque requer de nós renúncia pessoal, para que nossa liderança, não fique manchada com o que achamos ser o melhor. Nem sempre o que intentamos fazer realmente é o melhor. Por isso é necessário que as nossas "vontades" sejam submetidas à vontade do Senhor; lembre-se a vontade do Senhor é perfeita e não acrescenta dores. Jesus quando estava no momento de maior aflição no Getsêmani, orou ao Pai pedindo para passar D'Ele aquele cálice (Mt 26.36-46). A primeira vista senão olharmos o contexto diremos que Jesus não conseguiu vencer seu próprio eu, fracassou diante de um momento critico de sua liderança. Mais ao analisarmos o contexto veremos que Ele disse ao Pai para cumprir N'Ele toda a sua vontade. Ou seja, Jesus para dar-nos o exemplo humilhou-se a si mesmo tornando forma de servo (Fp 2.5-8), deixando para nós o exemplo que é possível renunciar a si mesmo, para ser um bom exemplo para os outros. Muita gente com algumas exceções, ficam procurando um meio para atribuir aos outros os seus insucessos e insatisfação; quando ele encontra um líder e não há aquela simpatia é um "prato feito" para atribuir aquele líder o motivo de sua queda espiritual. É imprescindível que o líder prima em ser um exemplo, e não dê motivos para este ou aquele atribuir a ele seus fracassos. Você esta sendo despertado para entender de antemão, que é necessário pedir a Deus, para sustentá-lo em sua liderança a fim de conseguir de forma relevante uma boa maneira de conduzir o povo ao bom crescimento espiritual, e com isso permitir que Deus glorifique o seu nome sobre a sua vida. Somos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas (Hb. 12.1). Sirvamos ao Senhor com toda nossa alma e com isso não daremos motivos, para nossos liderados falarem algo que desabone nossa conduta. Sede vós um exemplo em tudo, no trato, no amor, no respeito (ITm4.12); enfim que Deus fortaleça a tua vida, para que como líder levantado por Ele, você possa ser um bom exemplo.

Josué um exemplo para o povo de Deus

        Josué agora estava só, o grande líder Moisés já havia morrido e o povo estava sem um líder. Nesta perda tão importante para a nação de Israel, o Senhor anima Josué a conduzir o povo de Israel na terra prometida.

"E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”. (Js 1:1-9).

A terra prometida estava à frente do acampamento do povo de Israel era só atravessar o Jordão, mas quem seria o referencial agora, já que Moisés havia morrido.  O Senhor em sua presciência sabia que o povo  não teria condições naquele momento de escolher um novo líder, era uma ocasião que a  escolha  não poderia ser feita por eles, seria o próprio Senhor  que iria anunciar ao povo que já havia escolhido àquele que seria o sucessor  de Moisés, Josué. Este homem havia crescido espiritualmente ao lado do grande profeta de Deus e adquirido uma vasta experiência ao viver muitas delas  junto de Moisés,  ele estava apto para conduzir o povo aquela grande conquista. Naquele momento não havia em Israel alguém com tantas prerrogativas que pudesse conduzir o povo de Deus a Terra Prometida , Josué por sua vez esteve com Moisés nos momentos mais cruciais do seu ministério; experimentou o sabor de vitórias, viu também que quando o povo esta sem a presença do líder pode tomar um caminho muito contrário a vontade de Deus. Moisés a convite de Deus sobe ao Sinai para receber as Tábuas da Lei e quando desce do monte ouve-se ao longe um barulho que vinha do arraial dos santos, Josué ao ouvir o barulho pensou que aquele alarido fosse de vitória, porém Moisés preparou o seu ânimo pois já sabia que era alarido de derrota. O que foi confirmado quando chegaram ao arraial (Êx.32). Josué  sob a liderança do grande profeta do Senhor  experiências maravilhosas que lhe ajudaria  quando assumisse a liderança do povo.  Quando chegou o momento começaram também os desafios era agora que seria necessário colocar em prática o que havia aprendido. Do mesmo modo que Moisés foi um referencial para o povo, agora seria ele  a pessoa que iria assumir esta posição. Deus por conhecer o povo procurou animá-lo para esta grande tarefa conduzir o povo a terra prometida. O povo não sabia o que havia acontecido com Moisés, mas Deus já sabia e foi Ele mesmo que deu a notícia a Josué. (Js.1.2).
  Ser um exemplo não é fácil, ainda mais quando é para “substituir” alguém como Moisés; entretanto quando o Senhor chama não dá para ficar apático a vontade Dele. Josué foi o  grande general conquistador da terra prometida, sob o seu comando o povo de Deus experimentou vitórias e algumas derrotas, derrotas estas por motivos de pecado do povo. A exemplo de Josué nós que somos lideres temos uma obrigação diante de Deus e dos homens , de leva-los a terem uma maior comunhão com Deus. Josué deu um exemplo que é possível vencer e conquistar quando Deus é colocado em primeiro lugar. Esta foi a visão que ele teve quando foi espiar a terra; tinha desafios sim mas o povo podia tomar por herança; Jericó era uma fortaleza porém Deus havia dado a eles, ao longo de sua vida Josué deu um exemplo muito importante para o povo, talvez a sua falha tenha sido não preparar um novo líder para continuar a sua obra, por outro lado no final da sua caminhada ele disse uma das expressões mais bonitas que esta inserida na Bíblia Sagrada, quando ele chama os anciãos e o povo pra renovar o concerto com Deus, expressou assim “porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24.15b.).



                                                            
Introdução

  E Agora Como Liderar? É um livro que traz um alento a todos que assumem uma liderança, mas não estão preparados para exercer com perseverança esta tão importante tarefa, por não terem tempo para uma maior preparação. Este livro trata de liderança de um modo bem sintético e com uma linguagem bem fácil de ser entendida, por aqueles que às vezes não tem acesso a um curso de preparação de lideres ou são novos convertidos. Este livro traz ainda alguns exemplos bíblicos de homens e mulheres que exerceram liderança, de modo positivo ou negativo.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Sumário

1 - Dedicatória
2 - Prefacio
3 - Agradecimentos
4 - Introdução
5 - Como Aparece o Líder?
6 - O Que é Ser um Líder?
7 - Como Liderar?
8 - Aprendendo Com o Senhor
9 - Liderando Com Submissão
10- O Líder Também é Servo
11- Marcas de um bom Líder

Atalho do Facebook