4 - Aprendendo com o Senhor


Capítulo 4

Aprendendo com o Senhor

Esboço do capítulo

Tema: Aprendendo Com o Senhor

1 - Ser um Líder Manso

2 - Ser um Líder Humilde

3 - Ser um Líder Altruísta

      Nem todos os lideres bíblicos, tiveram a oportunidade de ter em suas mãos a palavra do Senhor escrita. A liderança atual tem hoje à sua disposição várias literaturas que tratam os mais diversos temas. Alguns até de difícil interpretação; há Bíblias de todos os tipos e tamanhos, dos mais variados autores. Partindo deste ponto de vista, vemos que hoje há uma facilidade muita grande para que o Líder aprenda mais com o Senhor devido às condições mais favoráveis de buscar o conhecimento da parte de Deus. Jesus deixou-nos um convite, aprendei de mim...

33

Ser um líder manso

   "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração"...
       Quando falamos que o líder precisa ser manso, é no sentido de tratamento para com aqueles que estão á sua volta. A palavra "mansidão" (gr prautes), moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e humildemente submeter-se quando for preciso. Jesus deixou-nos um exemplo muito forte de mansidão, situações que certamente tiraria o nosso sono, Ele resolveu com a maior serenidade. Lembremos-nos da mulher que foi apanhada no ato do adultério, a sua atitude foi tranqüila, ouviu os acusadores e depois deu a palavra final aquele mulher... Nem eu te condeno, vai-te e não peques mais. Se fôssemos nós, é bem provável que agiríamos usando toda a nossa autoridade, você deve estar pensando, não podemos usar a autoridade que Deus confiou a nós? Com certeza sim. Estou dizendo que ele deve demonstrar esta autoridade, mas sem esquecer, que ele esta tratando com pessoas que fazem parte do corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro. E a Noiva do Senhor deve ser tratada com carinho. Infelizmente alguns líderes esquecem disto e usam o "chicote" ao invés da palavra (o balsamo), para instruir a noiva do Senhor de modo correto. A mansidão é o fruto que todo o líder precisa ter; a marca daquele que se diz servo do Senhor.  A mansidão, esta ligada diretamente a temperança e ao domínio próprio.

34

      Cristo tinha tudo para ser um homem arrogante, hostil, mas ao contrario, era amável com todos. Tratava todos com respeito, e as crianças de modo especial. Não usava de interesse com as pessoas, olhava para eles, não vendo somente o exterior, mas principalmente a necessidade da alma. Só consegue ver o que o outro precisa, aquele que ver com a ótica de Deus. Cristo como homem tinha exatamente isso, via como o Pai vê. Este exemplo Ele deixou para nós, que é necessário seguirmos o que foi feito por Ele.
     No meio secular algumas vezes o líder é conhecido pelo barulho que ele faz; greves, revoluções, piquetes, etc. Infelizmente há alguns lideres evangélicos nesta mesma situação, são conhecidos não pelo modo manso que lidera a igreja do Senhor, mas por viver, dando "socos na mesa" em dia de reuniões. Como vemos aqueles que estamos liderando? Na visão de Deus? Ou com uma visão puramente egoísta? Precisamos assumir a posição que Deus confiou a nós, sabendo que querendo, ou não, um dia seremos chamado para um acerto de contas. Exerçamos a nossa liderança tomando como exemplo apóstolo Paulo que disse durante o seu ministério: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo". Paulo antes da sua conversão era um judeu zeloso, cursou a melhor faculdade do seu tempo, o seu mestre era o conhecido Gamaliel.

35

 Contudo pode dizer numa de suas epístolas que todo o conhecimento humano que tinha era como fertilizante, servia, mas não era a essência do seu ministério. A essência do seu ministério era o que tinha aprendido com Cristo durante o período que ficou no deserto sendo instruído por Ele. Tinha tudo para ser alguém de "nariz arrebitado", mas preferiu usar a mansidão para conduzir as igrejas que estavam sobre a sua responsabilidade ao verdadeiro Evangelho. Hoje há lideres que se julgando superiores aos outros, por haver cursado os níveis superiores dentro da vida eclesiástica esquece que quem capacita é Deus, e começa pisar nas outras pessoas, que estão até no mesmo nível ministerial. Lembre-se sempre que a nossa vida em tudo precisa estar glorificando o nome do Senhor.

36

 É claro que situações sobrevirão para atrapalhar o desenvolvimento da chamada de Deus, na vida do seu servo, porém não podemos esquecer, da poderosa ajuda do Espírito Santo, que se mansamente nós agirmos, Ele estará, nos dando condições suficientes para transpormos esta barreira. Lembro-me, que quando eu estava liderando a mocidade, da igreja em que sou membro, começou a surgir um uns descontentes, que falaram em pedir a minha saída ao Pr. Presidente; quando eu soube disso, a minha vontade era de "estourar" com eles, mas como eu escrevi agora a pouco, o Espírito Santo, trabalhou na minha vida, e não foi preciso eu tomar nenhum tipo de decisão, porque Ele entrou neste estreito comigo. É assim que Deus faz, quando o líder se submete à sua vontade, Ele tem a liberdade atuar na vida dele de forma maravilhosa. Quando entregamos a nossa vida nas mãos de Deus podemos ficar tranqüilos que o Senhor pelejará as nossas causas. Para edificação da fé dos irmãos, eu por duas vezes enfrentei uma situação muito constrangedora na empresa em que eu trabalhava. Havia quando em vez mudança na gerência, e veio um gerente que desafiou a mim e o outro irmão usando estas seguintes palavras: "Vocês vão para igreja dar dinheiro para o Bispo Macedo"... Eu quero ver se quando precisarem ele vai dar dinheiro para vocês, sendo que eu não era membro da Universal, o outro irmão era.

37

 Tanto eu como o outro irmão saímos da gerência e voltamos para o nosso departamento, isto era no sábado. Eu saí dali, com um pensamento se ele não estiver satisfeito manda embora. Saí para trabalhar na segunda-feira, e coloquei a carteira de trabalho no bolso, caso ele me afrontasse novamente eu daria a carteira a ele, isto também na terça-feira... Na quarta-feira, o Espírito Santo me fez sentir que não precisava levar a carteira naquele dia; e eu fiz isso não levei. Ainda na quarta o gerente recebeu um telefonema que era para comparecer no escritório geral da empresa que funcionava em Petrópolis, ele foi e quando voltou entrou na sua sala pegou o que lhe pertencia e ninguém soube o que aconteceu com ele. Eu entendi que Deus, estava no controle daquela situação, e por sua infinita graça Ele interviu quando eu me calei, e entreguei a situação em suas mãos. O crente mesmo quando está em condições desfavoráveis, mas crer que o Pai trabalha em seu favor é só manter o equilíbrio emocional e tomar posse da providência de Deus. "Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra".

38

Ser um Líder Humilde
          
"O Senhor eleva os humildes". Sl. 147.6. O nosso Senhor Jesus é também o maior exemplo de humilde. Nunca ouve e não  haverá uma  pessoa tão humilde quanto Jesus. Uma pessoa que criou todas                                                     as coisas ao lado do Pai, não hesitou em vir morar neste mundo numa casa humilde,. Não há na Bíblia Sagrada, nenhuma promessa de vitória para aqueles que são exaltados aos seus próprios olhos, pesam sobre eles a sentença de que Deus irá abatê-los. Deus tem prazer naquele que independente da posição que ocupa, mantêm-se humilde igual como era antes de assumir tal liderança. É comum encontrarmos pessoas que antes procedia de um jeito, e depois que exerce a liderança ficam quase irreconhecidos. "O poder sobe a mente", esquecem que alguém ajudou para que fosse possível ele chegar onde estar. Na vida secular é até comum às pessoas fazerem das outras, trampolim para conseguir aquilo que almejam, não respeitam em alguns casos, nem os pais por estar "cego", fissurado para alcançar os seus objetivos. Mentem, enganam, dissimula (aparenta ser aquilo que não é), são verdadeiros cordeirinhos á nossa vista, porém quando galgam aquela posição mostram as suas garras de lobos devoradores. É lamentável que ocorra isto também no meio do povo de Deus. Quando não tem nenhum cargo, é gentil, amoroso, tratam todos bem independente da idade, poder aquisitivo... depois até para lhe dirigir alguma palavra já é difícil. Perdeu o senso de humildade, acha que tudo está girando á sua volta. Não esqueça meu amigo, vem líder, e vai líder e o povo precisará sempre de alguém, que esteja disposto assumir a liderança.

39

 Quando eu comecei escrever para vocês este livro, eu ainda era o supervisor. da UMADETE, hoje já não sou mais, no momento estou  coordenando o setor "D" da nossa Igreja. Um vai outro vem, o importante é marcar a vida daqueles que estão ao nosso lado, enquanto estivermos exercendo qualquer tipo de liderança.

      Sendo um líder altruísta
                  
        O líder altruísta é aquele que visa o bem comum do seu semelhante. Não esta preocupado consigo mesmo, mas com aqueles que estão à sua volta. Ele se doa em benefício dos outros. O maior exemplo de altruísmo, de entrega, é o Senhor Jesus; Ele deixou o seu trono de glória, veio doar-se em favor da humanidade, o altruísta vê nas outras pessoas uma grande oportunidade de ajuda, uma chance de melhorar a vida do outro. A Bíblia ensina-nos que o verdadeiro "pastor" dá a vida por suas ovelhas, enquanto o que visa somente posições não se preocupa com as mesmas; o maior exemplo à ser seguido é de Jesus, Ele sendo a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade tinha por excelência o direito de escolher o que fazer, mas por amar a humanidade deixou o seu trono e aceitou vir estar no meio de pessoas até um certo ponto ingratas, mesmo assim permaneceu fiel no propósito de salvá-los. Ao seguir o exemplo de Cristo, viveremos enquanto lideres pensando no bem estar moral, físico e espiritual daqueles que precisam de nós.



40




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atalho do Facebook