3 - Como Liderar?


Capítulo 3

Como Liderar?

Esboço do Capítulo

Tema: Como Liderar?

1-    Com Amor

2-   Com Dedicação

3-   Com Prazer

4-   Vivendo uma vida de oração


        Parece simples esta pergunta, mas quando analisamos mais cuidadosamente, veremos que não é tão simples assim. Quando o rei Salomão assumiu o trono do seu pai Davi, foi advertido pelos anciãos que haviam estado com o seu pai para ele reinar de um jeito mais brando, e não como havia reinado seu pai. Salomão por sua vez não concordou com o conselho dos anciãos e mandou chamar os seus amigos mais jovens para aconselhar-se com eles; o conselho que deram ao rei foi para que ele fosse ainda mais severo do que seu pai. Talvez você encontre-se numa situação parecida e não saiba como exercer a sua liderança. Ore, pede a ajuda ao Senhor, procure pessoas que estejam compromissadas com uma liderança sólida, e com certeza eles poderão ajudá-lo.

 24


Com Amor

             Sabemos que o amor deve estar intrínseco em tudo que fazemos. O insucesso que algumas pessoas experimentam na liderança está intima-mente ligado à falta de amor com que eles exercem a liderança. Não é porque somos líder que iremos usar a tirania para amedrontar os nossos liderados, para conseguirmos o que queremos. Há pelo menos dois meios para conquistarmos o que queremos. O primeiro é usando a autoridade que temos para causar nas pessoas o medo, e com isso manter todos calados, sem direito a opiniões. O segundo é conquistar a liderança por meio do amor. Quando a conquista é feita no amor, respeitando mutuamente um ao outro, não há a necessidade de se impor àquilo que deseja; todos ou quase todos farão, as suas tarefas com prazer, porque sentirão que estão sendo útil na obra do Senhor. O apóstolo Paulo na sua primeira epístola aos Coríntios no capitulo 13 revela para nós a excelência do amor. O que fazemos para o Senhor pode ser humilde aparentemente, porém se estivermos envolvidos no amor do Senhor, Ele próprio estará interessado em derramar as suas bênçãos sobre nós e isso refletirá em toda a nossa volta.
              Meu querido líder lembre-se nós não seremos lideres para sempre, estamos simplesmente desenvolvendo o projeto de Deus em nossas vidas, porém daqui a pouco o nosso tempo passa e outra pessoa estará ocupando o lugar que antes era nosso, então precisamos tratar as pessoas, como gostaríamos que fossemos tratado. Reine, portanto o amor de Deus em vossos corações.

26


Com Dedicação

Conhecemos alguns lideres que são capazes de dar o seu sangue (vida), para fazer uma liderança profícua; enquanto outros antes de assumir um determinado cargo, "mostra ser-viço", depois que chegam ao lugar desejado começam fazer a obra de forma desinteressada, e até regaladamente. Já são mais de dez anos, que eu estou ligado diretamente à liderança jovem de minha igreja; comecei liderando a juventude da sede e a seguir com a ajuda Pr. Miquéias supervisionamos a UMADETE (União de Mocidade da Assembléia de Deus de Teresópolis), composta de jovens da nossa Sede e  Congregações, com mais ou menos oitocentos jovens. Nesse período tive contato com muitos lideres de jovens e observei que alguns começavam bem, desenvolvia um excelente trabalho com empenho e dedicação junto ao seu grupo liderado, enquanto outros até começavam bem, mas aos poucos iam perdendo a motivação e por causa disso não se dedicavam como antes ao trabalho do Senhor do modo que precisava.

27


Uma das definições da palavra dedicação é "consagração". Amigo líder no dia em que o irmão assumiu a liderança foi feita uma consagração, com oração e em algumas igrejas, até com imposição de mãos. O irmão foi separado, consagrado para esta obra. No ato da consagração o Espírito Santo do Senhor, veio sobre você, para capacitá-lo. A motivação aliada dedicação, fará com que pessoa que foi consagrada tenha um animo maravilhoso para conduzir o povo de Deus a um crescimento espiritual abundante. É de se lamentar que alguns deixaram o seu compromisso com o reino de Deus por mínimas coisas, na primeira luta que aparece, esquecem do  que assumiram diante de Deus e a igreja, até o dia que foram separados, consagrados para esta grande obra. Lembre-se das palavras de Neemias: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer (Ne 6.3). Quando a luta cercar a sua liderança, tenha certeza que aquele que te chamou para este trabalho é contigo em todo o tempo, na hora da alegria, e também tristeza (Is. 43.1,2). Dedique-se, peça a ajuda do Espírito Santo e Ele irá dar-te direção para que o irmão desenvolva uma liderança que mar-que sua vida e as vidas de todos que estão diretamente ligados a você.

28

 Com Prazer

A nossa liderança precisa ser executada com prazer. Quando alguém está fazendo a obra de Deus com prazer, é fácil perceber, porque a alegria esta estampada em seu rosto. Olha não estou dizendo que o líder não passa por lutas, pelo contrário, na maioria das vezes é primeiro que sofre os ataques do adversário (Gl. 6.17).
Por ele estar fazendo a obra de Deus de modo prazeroso, essas lutas ficam mais fáceis de ser absorvidas. A alegria e o prazer que sentimos em executar a vontade de Deus são renovados dia a dia por Ele; o que era para ser um caos é neutralizados e transformados , pela ação poderosa do Espírito Santo, refletindo positivamente nas decisões que são tomadas. Há alguns lideres que ao invés de cativar o povo; deixa o povo com medo de aproximar-se dele. Alguns anos atrás havia uma idéia um pouco diferente de liderança e santidade, quanto mais o líder tinha um semblante fechado, mais santo parecia que ele era. Nos dias atuais o líder precisa de uma nova postura. O povo que lideramos hoje é tão carente de apoio como o dos tempos passados, com algumas diferenças, dentre elas poderia destacar o alto nível de formação que possui. Uma pessoa que tem um nível cultural maior, não é uma palavra, uma falsa aparência de bom líder que vai motivar estas pessoas, mas como é o seu comporta-mento, dentro e fora da igreja. 

29

Estas pessoas dificilmente conseguiremos cativá-las somente de púlpito. Aliás, infelizmente nem de púlpito alguns lideres cativam; está sempre mal-humorado, semblante fechado, estão preocupados em exercer uma lide-rança nota "mil" que até esquecem que fazem parte do culto ao Senhor; os irmãos não vêem que estamos fazendo a obra de Deus com prazer, e se não estivermos com elas interagindo, estamos correndo um risco muito grande em ter uma igreja, um departamento "que é nosso rosto". Para não esquecer, o grupo que você lidera terá uma semelhança muito grande contigo. Se você é um bom líder, e faz com prazer a obra de Deus, seus liderados também farão com prazer, entretanto se você fizer aos atropelos, os seus liderados farão exatamente iguais a você.

Vivendo uma vida de oração

Há um provérbio popular que diz: "O dono da padaria deve ser o primeiro a colocar as mãos na massa".
Em se tratando de oração, o líder deve ser o primeiro a pagar o preço em oração, para que aconteça o agir de Deus no departamento em que ele lidera e também para que a misericórdia do Pai, alcance todos que estão a sua volta, e seja marca fundamental da sua liderança; e apartir daí contagiar os demais com o mesmo propósito.

30

É comum nós incentivarmos os outros buscarem a Deus em oração, jejuns, consagração. Irmão só o incentivo não basta, precisamos demonstrar com ações aquilo que falamos. A nossa vida precisa ser de testemunho, o que fazemos pode contagiar aos que estão a nossa volta de modo positivo ou negativo.
Há orações na bíblia, que sempre quando meditamos nelas, somos ricamente abençoados por Deus, e envolvido na sua graça. A oração intercessora que Abraão fez quando soube pelo Anjo do Senhor, que Sodoma e Gomorra seria destruída. O Senhor deu a Abraão uma oportunidade de clamar em favor do seu sobrinho Ló e sua família. Que intimidade tinha este homem com Deus! Aponto de ser chamado "Amigo de Deus". Deus ouviu a sua oração e proporcionou para Ló e sua família, uma porta de escape. O profeta Elias tem uma historia mui linda, com momentos marcantes de orações em sua trajetória. Foram simples e objetivas, porém marcou o seu ministério. Uma delas, quando se sentiu impulsionado por Deus, a orar, para que não caísse uma gota de chuva sobre a terra. Orou e não choveu por três anos e meios. Noutra ocasião o rei mandou um quaterno de soldado para buscá-lo; ele disse: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma você teus cinquenta.

31

 Com certeza a oração de Elias que mais marcou a sua história, foi quando desafiou os profetas de Baal e os de Azera. Oração simples, mas usando todas as armas espirituais para destruir as fortalezas espirituais. Fez a oração e foi imediatamente respondido, Deus mandou fogo do céu, que consumiu a água, queimou a lenha, e o sacrifício.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atalho do Facebook