sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Supremacia de Cristo






 A Supremacia

 de Cristo


Epístola de Paulo aos Colossenses


Versículo por Versículo


Por  

Pr. Valmir Ribeiro dos Santos





Capitulo 1 
                                                                                                                                                
  1-Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

Paulo teve a sua experiência cristã diretamente com o próprio Cristo, cumprindo-se uma exigência de que os apóstolos precisavam ter sido testemunhas oculares do Senhor. Ele foi escolhido por Deus para ser a luz dos gentios. Timóteo foi  o jovem chamado por Paulo de seu filho na fé.
 
2-aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Aos santos irmãos... É referência  a todos os crentes que um dia aceitaram a Cristo como o seu Senhor e Salvador de suas vidas e vivem em novidade de viva; não estão mais sob o domínio do pecado, e renunciam os manjares que o mundo oferece diariamente. O apóstolo faz questão de lembrar em sua saudação inicial, que a graça e a paz que envolve o crente vem de Deus e é revelado a nós pelo Espírito Santo.
                                                                                                                                                                           3-Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, 

Paulo fez questão de trazer á memória dos irmãos da igreja de Colossos que eles faziam parte do seu devocional diário com Deus. Ele envolvia aqueles crentes na cobertura da oração, para que fossem protegidos contra aqueles falsos ensinadores da palavra, que queriam infiltrar-se na comunhão dos irmãos.
                                                                                                                                                                                   4-porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e da caridade que tendes para com todos os santos; 

A igreja de Colossos embora tivessem alguns opositores, a comunhão entre os irmãos era notória; Paulo reconheceu então, que contudo que eles tivessem lutas, a fé daqueles irmãos eram sincera, e tinha a marca principal que deve envolver a comunhão diária do cristão o AMOR, isto eles demonstrava para com os demais.
                                                                                                                                                                                             5-por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já, antes, ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 

 A esperança que envolve a vida do crente vem do céu de onde aguardamos a volta do nosso Senhor . Cristo é a nossa esperança, em todas as áreas de nossa vida. A esperança motiva o crente á viver uma vida de inteira entrega ao Senhor, por saber que não esta sozinho nas adversidades que porventura se apresentam. Esta esperança está na revelação da "Mensagem do Evangelho", esta mensagem ao longo dos anos tem  mudado a expectativa de vidas de muitas pessoas.
                                                                                                                                                                                      6-que chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;

A mensagem do Evangelho foi amplamente disseminada entre praticamente todo o mundo dos tempos da Igreja Primitiva. Esta mensagem após ter sido pregada, crescia, e frutificava na vida daquele que aceitavam-na sem reservas. Para que esta semente frutificasse, era necessário a condição do terreno ser propício para o plantio; caso não estivesse preparado, seria trabalhado com carinho, para depois ser plantada a semente; a Palavra de Deus. ( aqui vai uma boa estratégia de evangelismo). A graça de Deus é revelada á humanidade em verdade; a graça e a verdade tem o poder de revolucionar a vida de alguém para a obra que o Senhor tem chamado. 

 7-como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo,                                                                                                                       
               
 Epafras, exercia uma liderança muito importante na vida dos irmãos da igreja de Colossos. Pelo que tudo indica foi ele um dos responsáveis pela a implantação da igreja do Senhor na cidade de Colossos. Era um ministro do Senhor que tinha uma das melhores prerrogativas que foi reconhecida pelo apóstolo Paulo: "Um Fiel de Cristo".
                                                                                                                                                                              8-o qual nos declarou também a vossa caridade no Espírito.

Era o responsável para intermediar a igreja junto ao apóstolo. Ele via a necessidade espiritual da igreja e compartilhava com Paulo, assim que era possível. Neste versículo as informações que Epafras transmite dos irmãos é muito importante e positiva. Aquela igreja estava vivendo uma comunhão que merecia uma deferência especial. Eles estavam vivendo o fervor do amor, que envolve a vida daqueles que recebe em seu coração o amor de Deus. Infelizmente hoje já não há tanto assim esta comunhão, e nem o  fervor espiritual com tanta intensidade. O apelo do Espírito contínua  o mesmo: "Amai-vos cordialmente uns aos outros". O mundo esta num caos; quando alguém procura uma religião, em especial o Cristianismo, eles querem encontrar um ambiente que seja exatamente o oposto daquele que ele conhece no seu dia a dia, é claro que a igreja humanamente falando não é perfeita, mas é nosso dever lutar para manter o amor ágape na sua forma mais pura.

9-Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

O apóstolo e seus companheiros ao receberem estas informações acerca dos crentes de Colossos, sentiram este desejo de incluir aqueles irmãos em suas orações, para que a pregação da palavra pudesse gerar neles o conhecimento da vontade do Senhor em suas vidas; não com timidez, mas em toda a sabedoria e inteligência espiritual.
                                                                                                                                                                                     10-para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;

Andar dignamente tem haver com o nosso testemunho pessoal. Nós fomos feito a imagem e semelhança de Deus, e isso tem um significado muito importante. Só requer que cada um que aceitou o Senhor como Salvador, viva uma vida que não ofusque o brilho da glória de Deus nele; sendo que isto só será possível se tivermos o caráter do Senhor em nosso viver diário. Quando alguém tem o caráter de Cristo, podemos dizer que ele esta conseguindo agradar o Senhor, ele é capaz de refletir o brilho da glória de Deus em sua vida. É comum encontrarmos irmãos que ainda não deixam o Senhor comandar toda a sua vida; se eu não deixar Deus agir em todas as áreas da minha vida, eu não estarei agradando em tudo o Senhor. Quem quer agradar o Senhor em tudo, precisa que tudo em sua vida esteja sujeita ao Senhor. Aquele que agrada a Deus tem tudo par frutificar em toda a boa obra e crescer no conhecimento de Deus e de seus mistérios ainda não revelados. O profeta séias no capítulo 6.3 diz que é necessário conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor. Disse também o Senhor a Jeremias: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes". O desejo do apóstolo é o mesmo do Senhor, que todos busquem ter  mais conhecimento da palavra do Senhor.

continua......
                                                                                                                        
11-corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo,
  
A glória de Deus envolve o crente e este passa ser fortalecido pelo Senhor; sendo capaz de sujeitar-se para cumprir com paciência aquilo que esta determinado da parte de Deus, demonstrando que a sua natureza humana já esta sendo subjugada ao poder da glória do Pai. Quando somos envolvido pela a glória, seremos também pelo caráter de Deus. Deus é longânimo. Tem animo longo, e não se estressa por qualquer coisa, semelhante a Ele o crente precisa ter animo longo e não ser um crente estopim que esta pronto para explodir a qualquer momento.
                                                                                                                                                                                     12-dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.

Fomos feito idôneos e retos para sermos  participantes da sua semelhança. O homem foi feito imagem e semelhança do Deus Todo Poderoso, porém com a queda do homem no Éden, ele perdeu o direito de ser participante da herança de Deus, devido o pecado que apartir dali começou dominar sobre ele, sendo necessário o nascimento e a morte do Senhor Jesus Cristo, pra derrotar na cruz  o poder do pecado, para que o homem fosse sepultado com o pecado e ressuscitasse em uma nova vida com Ele fazendo-o participante novamente da herança do Senhor, juntamente com os que já estão na eternidade, e os demais santos que aguardam a redenção na vinda do Senhor.
                                                                                                                                                                   13-Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,

 Com a queda do homem o diabo conseguiu uma rotura ara infiltrar-se no meio do criação de Deus. Ele passou á escravizar o homem submetendo-o a sua vontade, na idolatria, nos homicídios, nos sacrifícios crianças, etc. Com  a vitória de Jesus sobre a morte, as potestades do mal, perdeu terreno diante do Poder do Nosso Senhor, e com isso todo aquele que recebe á Cristo como o seu salvador esta livre do poder das trevas, e é transportado para o reino do seu amor. A marga do reino de Deus é o amor e a justiça. O crente precisa demonstrar no seu dia a dia estas duas marcas, mesmo que adversários venham para tentar tirar a sua paz; contudo é imprescíndivel que o amor esteja derramado sobre a nossa vida.
                                                                                                                                                                              14- em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

A nossa redenção vem do Senhor e foi propiciada pelo o seu sangue derramado na cruz do Calvário, uma única vez abolindo os sacrifícios continuo que eram oferecido com o sangue de animais sempre quando alguém pecava, e uma vez por ano por todo o povo. Uma vez por todas Jesus subiu a cruz, e comprou para si homens de todas as tribos, línguas e nações. Só é preciso o homem reconhecer a obra redentora do Calvário.
                                                                                                                                                                                   15- o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

 O homem natural nunca conseguiria ver a Deus, se não fosse a revelação, e o aparecimento do nosso Senhor Jesus, no seu nascimento virginal.  Deus encarnou-se, e por isso tornou-se possível o homem que aceita a Jesus  chegar diante de Deus . Cristo é o primogênito de toda a criação, o Enviado de Deus ao mundo para resgatar o homem da sua vã maneira de viver.

 16-porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

Cristo presenciou e participou de a criação. Tudo que existe hoje e o que vier a existir será,  foi ou será criado pela sua palavra. Todo o domínio, poder, força  pertence a Ele. Tudo foi criado para louvor da sua glória, tanto no mundo visível quanto no mundo espiritual.
                                                                                                                                                                                      17-E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Jesus eterno, Ele é Pai da Eternidade. É um erro muito grave as pessoas acharem que Jesus tem somente a sua genealogia terrena; na genealogia humana Ele tem mãe e não tem pai; na espiritual Ele tem Pai mas não tem mãe. Pela genealogia terrena o Senhor tem em média dois mil anos de existência, a contar  do relato livro de Mateus. Como homem Ele nasceu como Deus Ele é eterno, juntamente com o Pai. João disse que o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória... Jesus pode dizer que antes que Abraão existisse Eu Sou. Jesus esta muito além daquele que é considerado o pai da fé.                                                                                                  

 18-E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

Cristo foi feito as primícias dos mortos, ninguém até hoje e a Bíblia da margem para acreditarmos que ser humano algum poderá ressurgir, como foi com o nosso Cristo. Cristo no ministério terreno ressuscitou algumas pessoas, mas as mesmas voltaram a morrer. Agora, o Senhor morreu e ressuscitou para nunca mas morrer, cumprindo o que Dele estava escrito nas Escrituras. A sua morte foi maravilhosa, mas a sua ressurreição muito mais, dando-lhe o direito de colocar tanto poder maligno, como o poder da morte debaixo de seus pés. Com a sua vitória sobre a morte Ele inaugurou a Dispensação da  Graça, que é o tempo do homem se converter, e procurar uma igreja evangélica para fazer parte do corpo da qual o Senhor é o cabeça. Uma igreja que não tem Cristo como cabeça, nunca terá um crescimento pleno diante de Deus.
                                                                                                                                                                                           19-porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse

Jesus é o Pai das perfeições, tudo que o Pai havia anteriormente vaticinado pelos profetas; de como seria o ministério do Salvador, nele Cristo cumpriu de modo inquestionável. Os homens podem até querer levantar algumas questões sobre o Senhor, mas Cristo cumpriu plenamente o que estava determinado pelo Pai que Ele havia de passar. Toda a plenitude e perfeição pertence á Cristo.
                                                                                                                                                                                        20-e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

Jesus em sua plenitude, uniu o homem, que havia perdido a sua comunhão  com Deus novamente, esta comunhão só foi possível mediante a aliança que foi feita com o homem pelo sangue do Cordeiro, derramado na cruz. Hoje quando Deus olha para nós, Ele vê em nós o elo em nossas vidas e este elo é o sangue do seu bendito Filho. A natureza e tudo que há visível ou não, choraram quando o primeiro homem caiu; quando Cristo morreu também houve sinais visíveis na natureza, se é que podemos considerar deste modo, a natureza sabe que com a morte e ressurreição de Cristo, algum dia no futuro irá experimentar uma época de renovo. Quanto ao homem ele pode olhar para Deus sem ter o medo de ser rejeitado por Ele; o véu do templo foi rasgado de alto abaixo, o homem que aceita ao Senhor tem por direito, o acesso livre ao trono da Majestade Divina.

21-A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou

 O que é para o homem ser inimigo da cruz de Cristo? É a perda total de qualquer chance de salvação, porque o seu entendimento estará entenebrecido, a visão espiritual estará comprometida, e não irá permitir que contemple a glória e tenha entendimento das coisas de Deus. Não é comum recebermos pessoas estranhas para hospedar-se na nossa casa, quando em alguns casos especiais ela será indicada por algum conhecido. A Bíblia afirma que estranho não entrará na cidade santa e não fará parte do Reino que Deus preparou para os seus.
                                                                                                                                                                 22-no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

Nós somos reconciliados com Deus pelo o sangue e o corpo de Cristo em sua morte e ressurreição. A Bíblia é categórica em afirmar que sem o derramamento de sangue não há remissão do pecado. Cristo em sua morte aniquilou o valor que era contra nós, abrindo uma oportunidade singular para toda a humanidade reconciliar-se com Deus. Hoje podemos apresentar-nos santos perante o Senhor; dignos de ser chamado Filhos de Deus, sem culpa, e sem a mancha do pecado.
                                                                                                                                                      
23-se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

O cristão esta fundamentado no alicerce da fé cristã e este fundamento não é humano; é o Senhor  Jesus, da qual podemos extrair tudo que é necessário para um crescimento e desenvolvimento no seu corpo. A mensagem do evangelho é cheia de fé e esperança. O irmão não pode deixar esta base tão importante e voltar as fabulas do passado; aquele que uma vez foi alicerçado na verdadeira palavra, precisa manter-se fiel aquele que o libertou da vã maneira de viver.   
                                                                                                                                              
   24-Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;

O apóstolo estava alegre, ainda que padecesse pelos irmãos as aflições do serviço cristão. Paulo vivia em seu dia a dia estas aflições; eram perseguições, naufrágio, açoites e até um espinho na carne, para que a palavra de Deus fosse capaz de alcançar algumas vidas. O testemunho pessoal é o verdadeiro testemunho que alguém pode apresentar, porque não estará usando palavras somente, mas a sua vida é que irá dizer na realidade quem é ele.
                                                                                                                                                     
  25-da qual eu estou feito ministro segundo a dispensarão de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus: 

Paulo foi levantado ministro do Senhor, para alcançar todos os povos, em especial os gentios. Ele foi levantado como luz dos gentios. Eu  li uma certa vez que Deus precisava de um comandante para liderar as missões as nações gentílicas, e Ele encontrou Paulo, alguém que daria a sua vida para resgatar outras. Quando é falado sobre missões, é praticamente impossível não citar o nome deste abnegado servo de Deus.                                                          
                                                                                                                                                      
  26-o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;

O mistério do Evangelho teve oculto por milhares de anos sendo impossível para qualquer pessoa a salvação por completo, sacerdotes, profetas, reis, e todos os patriarcas com os homens e as mulheres que foram tementes a Deus, morreram no aguardo da promessa de vinda do Redentor. O Redentor veio, enviado do Pai, nasceu de uma virgem, cresceu, tornou-se adulto, e aos trinta anos aproximado após ter sido batizado pelo seu primo João Batista, iniciou o ministério, que teve uma duração de uns três anos, culminando com a sua morte na cruz do calvário. A morte não pôde deter o autor da vida, Jesus Cristo. Após a sua ressurreição, o Senhor comissiona os seus discípulos para ir as nações, batizando em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. O mistério que estava oculto, começava ser revelado aos povos, trazendo salvação a todo que crê na mensagem pregada do Evangelho. Todo aquele que aceita ao Senhor, pode pedir ao Pai que revele a ele os mistérios que estão oculto. É claro que nenhum de nós estamos preparados para receber toda a revelação de Deus; é até bom que isto não aconteça porque poderia ser que o homem ficasse muito vaidoso e achasse ser ele o mais importante. Quando falo sobre isso eu entendo que Deus revela um pouquinho a cada um para que unindo todas as revelações, possa haver um equilíbrio maior entre os irmãos.
                                                                                                                                                  
27-aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
 
Deus tem prazer grande em revelar os seus mistérios a seus filhos. A riqueza do Evangelho é envolvida de uma glória mui excelente. Esta glória e revelação era em princípio para o povo que foi escolhido por Deus , mas eles em sua maioria não quiseram aceitar esta riqueza por não ter talvez uma grande aparência. É verdade a mensagem do Evangelho é humilde e simples mas poderosa, para transformar a vida de toda a humanidade. E aquele que crê nesta palavra tem dentro de si uma esperança sublime que é um dia poder contemplar o seu Cristo face a face como Ele é. Quem tem Cristo, tem a maior esperança que é um dia entrar glória do Reino do Senhor.
                                                                                                                                                     28-a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo;

A gloriosa mensagem consiste em anunciar, e admoestar todas as pessoas na sã doutrina, ensinar com sabedoria divina a necessidade do homem ser igual á Cristo. Só em Cristo é possível o homem alcançar a cada dia a perfeição. O caminho já esta definido, e não tem como escapar, quem quiser ter uma vida de retidão, precisa ter uma constante dedicação á Palavra de Deus.

29- e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.  

 Paulo trabalhava incansavelmente combatendo com a eficácia da Palavra , os falsos ensinadores, e todos aqueles que tentavam porventura se colocar entre ele e a igreja do Senhor, com palavras de mentiras e enganos. Ele combatia pelo poder do Espírito Santo e pela Palavra de Deus, que agia sobre a sua vida de modo poderoso e eficaz.   

Atalho do Facebook