5 - Liderando com Submissão


Capítulo 5

Liderando com Submissão
Esboço Capítulo

Tema: Liderando com Submissão

1 - O Líder não é Absoluto

2 - O Líder Precisa Estar em Sintonia com a Liderança Superior

3 - O Líder Precisa ser Submisso Àquele que Exerce Autoridade 
Sobre ele

Quando   assunto é submissão, com certeza alguém ficará insatisfeito, por achar que não precisam ser submissos, aqueles que o constituiu líder.

     O Líder não é Absoluto

Nenhum de nós é absoluto naquilo que fazemos; por melhores que sejamos, sempre existirá alguém melhor do que nós.

41

 O próprio Cristo disse que era para considerarmos o nosso próximo superior a nós mesmo. Quando se trata de liderança sempre teremos pessoas que precisaremos prestar contas das obrigações que foram confiadas em nossas mãos para realizarmos. O líder não é absoluto, ele precisa de pessoas que lhe ofereçam uma boa assessoria. As decisões que precisam ser tomadas, bom seria que fosse conversada antes com um assessor de confiança para ver qual é a melhor solução; é claro que eu entendo que há decisões que só o líder irá Tomá-las; mas no geral há decisões que se for compartilhada antes de "sair do papel", pouparia um desgaste de muitas pessoas. Existem perigos que rondam o líder, um deles é o excesso de autoconfiança, inda mais quando está acostumado levar os famosos "tapinhas nas costas", como quem diz você é o melhor. Cuidado! Podemos ser até bom líder, contudo não somos absolutos, sempre estaremos na dependência de alguém, se não for do homem, com certeza será de Deus. Outra coisa, nós fomos criados por Deus para vivermos em família, e se na família tiver esse tal absoluto, será muito difícil o relacionamento entre eles. De igual modo se o líder achar que é o máximo, absoluto, o que conseguirá com certeza é o afastamento das pessoas que está á sua volta. Não importa a posição que nós ocupamos se é líder ou liderados, o importante é sabermos que sozinhos não conseguiremos nenhum êxito em nada que viermos fazer tanto na vida secular, quanto na espiritual. Num grupo onde todos se respeitam mutuamente será sem sombras de dúvida difícil de ser desfeito estes laços que os une.
  42

  O líder Precisa Estar em Sintonia com a liderança Superior

É comum em algumas lideranças, a falta de entrosamento entre os lideres e os superiores e isto pode causar um grande problema de relacionamento entre eles no modo de liderar. Se não houver o diálogo entre ambos fica impossível desenvolver uma liderança que seja benção aqueles á sua volta. É necessário que haja na lide-rança uma sintonia entre o auto escalão e o líder; e todos falem uma mesma "língua", para que os subordinados tenham confiança naquilo que é proposto pelos seus lideres; e com isso poder cumprir as tarefas com eficácia. Se não houver uma harmonia, esta igreja; departamento; setores será uma bagunça, porque cada irá querer fazer o que vier na cabeça. Imagine um departamento de sua igreja que tenha pelo menos uns cinqüenta componentes e cada fazendo o que acha melhor; certa-mente viraria uma tremenda confusão. Para que isto não venha acontecer é muito importante o modo como os liderados estão vendo os seus lideres, se estão passando confiança, firmeza ou estão também liderando de qualquer maneira.
         Você é um líder que foi chamado por Deus para uma grande obra, e não pode esquecer disto, dificuldades de entrosamento com os seus superiores pode acontecer, só não esqueça que às vezes é necessário renunciarmos um pouco o nosso jeito de ser e procurar da melhor forma possível achar como podemos desenvolver um bom entrosamento entre nós e nossos superiores, e também os liderados.

 43

  O Líder Precisa ser Submisso Àquele que Exerce Autoridade Sobre ele

Sabemos que quer seja o líder novato, e ou experiente precisa entender que deve ser submisso aos seus superiores, isto em todas as áreas, tanto espiritual quanto na secular. O que tem interferido negativa-mente, na vida de alguns líderes é exata-mente a falta de submissão.  Lembre-se você só esta desobrigado da submissão quando esta ferir o modelo bíblico, Pedro num de seus discurso no inicio da Igreja Primitiva pode dizer: "Importa mais agradar a Deus do que aos homens". Quando alguém levantar-se contra você, exigindo uma submissão que não condiz com o que a Bíblia ensina, ainda assim procure dentro dos seus limites, não dar motivos para esta pessoa levantar algum falatório sobre tua liderança. De um modo aceitável principalmente nós os pastores que mos esta qualificados pelo Senhor para cuidar-mos do seu rebanho, não seremos contra o modelo bíblico, não exigiremos além do que ensina a Bíblia.

44

 Cada igreja tem o seu pastor presidente e este tem um modo peculiar de trabalhar com a liderança local, ele tendo um ministério de expansão, saberá como tratar cada líder que ele esta confiando um cargo importantíssimo dentro da sua administração. Não podemos esquecer que como lideres precisamos colocar-nos sempre em nosso lugar para não criarmos situações que venha fazer com que nós sejamos achados como insubmissos. A submissão em primeiro lugar esta direcionada de modo vertical. Nós precisamos ser submissos a Deus, e a sua Palavra. Não pode esquecer-se que Deus ama aos submissos, sempre. Em segundo precisamos ser submissos àqueles que o Senhor constituiu sobre o seu povo.
  
  45











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atalho do Facebook